Que a Primark é uma das lojas preferidas de todos os portugueses pelos seus preços incrivelmente baixos e promoções fantásticas como uma bela tshirt por 2,50€. Muitas vezes é também a loja mais cheia o que leva a que o que te apeteça seja mesmo ir embora sem comprar nada.

O factor principal deste loja ser tão polémica é sem dúvida os seus preços, sendo inclusive que já surgiram várias teorias de como seriam possíveis praticar tais preços aliados à escravatura, mas parece que nada passou de boatos.

Mas vamos a outros factos: 15 coisas que tu não sabes sobre a Primark:

  1. Os clientes transgénero podem escolher qual dos provadores se sentem mais à vontade/confortáveis;
  2. A primeira loja desta cadeia de lojas surgiu em 1969 em Dublin com o nome de Penneys. Em 1973 mudou de nome aquando a inauguração da loja em Derby. No total, na Irlanda (país mãe da Primark) existem 161 lojas;
  3. Só em 2006 a Primark abriu fora do Reino Unido uma loja em Espanha, mais precisamente em Madrid. E foi em 2009 que a Primark chegou a Portugal, no Dolce Vita Tejo;
  4. Arthur Ryan, fundador da Primark, iniciou-se no meio como vendedor de gravatas. Esteve na empresa até 2009 quando se retirou após 40 anos na direcção;
  5. Por trás de um grande negócio há sempre uma grande mulher: Breege O’Donoghue. Durante 37 anos foi a diretora executiva da Primark e da Penneys. Em Junho de 2016 retirou-se.
  6. Nos escritórios da Primark na Irlanda existem 64 salas de reunião, 35 open spaces e um ginásio.
  7. A maior Primark do mundo fica em Manchester com 14,400 metros quadrados divididos em 3 pisos. A segunda maior loja fica em Madrid com 12,000 metros quadrados.
  8. Em Portugal a maior Primark fica em no Centro Comercial Colombo (Lisboa) com 4350 metros quadrados.
  9. Existem Primark’s com Beauty Bar (em Portugal não está disponível) onde as mulheres podem arranjar as unhas, sobrancelhas etc.
  10. Só no ano de 2014 e 2015 receberam mais de 25 mil candidaturas online. 93% dos trabalhadores em Portugal (1260) estão satisfeitos.
  11. A Primark é a única loja na Grã Bretanha onde é permitido que os os clientes se sentem na montra da loja.
  12. Por dia são vendidos um milhão, sim um milhão de meias na Primark.
  13. Cada loja tem stock diferente. Enquanto que em Espanha a flanela é rainha com pijamas e outras roupas de dormir já nos EUA chegam mais casacos de rua.
  14. Em 2013 a Primark tentou criar a venda online com uma coleção de 20 peças, mas não funcionou. Certamente não compensava comprar uma tshirt de 2,50€ e pagar portes de envio. Desta forma a Primark não tem loja online.
  15. Básicos acima de tudo! O principal foco da Primark está nas Jeans, t-shirts, top’s, meias, etc.

Podíamos acrescentar mais umas curiosidades como o facto da loja ter uns sacos / cestos enormes para enfiarem o máximo possível. Uma loja onde muitos homens desesperam à espera das suas mulheres terminem as compras.

E tu, costumas ir à Primark?